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ALGORITMO-C-004

4. Tipos de Dados e Variáveis

Atualizado em: 26 de março de 2024

Por: Nelson H. Koshoji

4.1. Tipos de Dados

Os tipos de dados são fundamentais em qualquer linguagem de programação, definindo a natureza dos valores que podem ser armazenados e manipulados dentro de um programa. Eles determinam o tipo de operações que podem ser realizadas nos dados, a quantidade de memória que será alocada para armazená-los e como o computador interpretará esses dados. Abaixo, discutiremos os tipos de dados mais comuns encontrados em muitas linguagens de programação.

 

Tipos Primitivos

  1. Inteiro (Integer): Representa números sem partes fracionárias, podendo ser positivos ou negativos. Exemplos incluem -10, 0, 42.
  2. Ponto Flutuante (Float): Representa números reais, incluindo aqueles com frações decimais, como -3.14, 0.0, 2.71828.
  3. Caractere (Char): Armazena um único caractere, como ‘a’, ‘Z’, ‘3’, geralmente utilizando a codificação ASCII ou Unicode.
  4. Booleano (Boolean): Tem apenas dois possíveis valores: verdadeiro (true) ou falso (false). É frequentemente usado em testes condicionais e loops.

 

Tipos Compostos

  1. String: Uma sequência de caracteres usada para armazenar dados de texto, como “Olá, mundo!”.
  2. Array (ou Vetor): Uma coleção de elementos do mesmo tipo, armazenados sequencialmente na memória. Os elementos são acessíveis por índices.
  3. Estrutura (Struct): Permite combinar variáveis de tipos diferentes em um único tipo de dados. Muito útil para agrupar dados relacionados.

 

Tipos de Referência

  1. Ponteiro (Pointer): Armazena o endereço de memória de outra variável. Ponteiros são fundamentais para a manipulação direta da memória e são muito usados em linguagens como C e C++.
  2. Referência: Semelhante ao ponteiro, mas usado em linguagens de alto nível como Java e C#, oferecendo uma forma mais segura de acessar e manipular objetos.

 

Tipos Especiais

  1. Enumeração (Enum): Um tipo de dados que consiste em um conjunto de constantes nomeadas. Facilita a leitura do código ao permitir o uso de identificadores em vez de números inteiros.
  2. Void: Um tipo especial que indica a ausência de tipo. É comumente usado para especificar o tipo de retorno de funções que não retornam um valor.

 

Tipos Abstratos de Dados

  1. Lista: Uma coleção ordenada que pode conter elementos duplicados. Diferentemente de arrays, as listas geralmente permitem elementos de tamanhos dinâmicos.
  2. Conjunto (Set): Uma coleção que não permite elementos duplicados. Útil para operações de matemática de conjuntos, como união e interseção.
  3. Mapa (Map) ou Dicionário: Uma coleção de pares chave-valor, onde cada chave é única. Permite acesso rápido a elementos baseado em chaves.

 

Tipos Avançados

  1. Tupla: Similar a uma lista, mas imutável após sua criação. Pode conter elementos de diferentes tipos.
  2. Fila (Queue): Uma coleção projetada para operar em princípio de “primeiro a entrar, primeiro a sair” (FIFO).
  3. Pilha (Stack): Uma coleção que opera no modo “último a entrar, primeiro a sair” (LIFO), útil para armazenar históricos de navegação, por exemplo.

 

 

4.2. Variáveis

Variáveis são um conceito fundamental na programação, essenciais para a criação de programas dinâmicos e interativos. Elas atuam como “contêineres” para armazenar dados que podem ser alterados e manipulados ao longo do tempo. Uma variável é associada a um nome simbólico e a um espaço na memória onde um valor pode ser armazenado, recuperado e alterado durante a execução de um programa. Este valor pode ser de diferentes tipos, como um número, um texto (string), um booleano (verdadeiro/falso), ou estruturas de dados mais complexas, dependendo das capacidades da linguagem de programação utilizada.

 

Definição e declaração

A criação de uma variável geralmente envolve a sua “declaração” (ou inicialização), que é o processo pelo qual o programador informa ao compilador ou interpretador sobre o nome da variável e, opcionalmente, o tipo de dados que ela armazenará e/ou seu valor inicial. A forma exata de declarar uma variável pode variar significativamente entre diferentes linguagens de programação.

 

Tipos de Variáveis

Os tipos de variáveis definem a natureza dos dados que podem ser armazenados em uma variável e os tipos de operações que podem ser realizados com esses dados. Os tipos mais comuns incluem:

  • Inteiros: Para números sem ponto decimal (ex.: 5, -3).
  • Ponto Flutuante: Para números com ponto decimal (ex.: 3.14, -0.001).
  • Booleanos: Para valores verdadeiro ou falso.
  • Strings: Para sequências de caracteres, como textos.
  • Estruturas de Dados Complexas: Como listas, dicionários (em Python), arrays, objetos (em linguagens orientadas a objetos), entre outros.

 

Escopo e Tempo de Vida

  • Escopo: Refere-se à parte do programa onde a variável é acessível. Variáveis podem ter escopo local (acessíveis apenas dentro de uma função ou bloco de código específico) ou global (acessíveis de qualquer parte do programa).
  • Tempo de Vida: Refere-se ao período durante o qual a variável existe na memória. O tempo de vida de uma variável também pode ser local ao bloco de código onde foi definida ou pode durar durante toda a execução do programa, dependendo de como e onde ela foi declarada.]

 

Importância das Variáveis

Variáveis são fundamentais para a programação porque permitem que os desenvolvedores escrevam código flexível e reutilizável. Sem variáveis, a manipulação de dados seria extremamente rígida e ineficiente, limitando significativamente o que os programas podem fazer. Por meio das variáveis, os programas podem receber, armazenar, manipular e transmitir dados durante sua execução, adaptando-se a diferentes entradas e condições e realizando uma ampla gama de tarefas computacionais.