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UML

UML

O Diagrama UML, ou Linguagem de Modelagem Unificada (do inglês, Unified Modeling Language), é uma ferramenta no campo do desenvolvimento de software. UML é um padrão de modelagem de sistemas complexos que permite aos desenvolvedores visualizar, especificar, construir e documentar artefatos de um sistema de software. A UML não é uma linguagem de programação, mas sim uma linguagem visual que ajuda na representação do design do sistema de forma padronizada.

 

Origem e Evolução

A UML surgiu na década de 1990, fruto do trabalho de Grady Booch, James Rumbaugh e Ivar Jacobson, conhecidos como os “Três Amigos”. Eles combinaram suas metodologias de modelagem de sistemas, conhecidas como Booch, OMT (Object Modeling Technique) e OOSE (Object-Oriented Software Engineering), respectivamente, para criar a UML. Desde então, a UML tem sido gerenciada pela Object Management Group (OMG), que continua a evoluir o padrão.

 

Componentes Principais

A UML é composta por vários tipos de diagramas, cada um com um propósito específico. Esses diagramas são divididos em dois grandes grupos: diagramas estruturais e diagramas comportamentais.

 

Diagramas Estruturais

  1. Diagrama de Classes: Talvez o mais conhecido, representa a estrutura e relações entre classes, incluindo herança, associação, agregação e composição.
  2. Diagrama de Objetos: Similar ao diagrama de classes, mas focado em instâncias de objetos e seus relacionamentos.
  3. Diagrama de Componentes: Representa os componentes e suas dependências; útil para modelar sistemas em alto nível.
  4. Diagrama de Implantação: Mostra a configuração física do hardware e como os componentes do software são distribuídos entre eles.
  5. Diagrama de Pacotes: Organiza elementos do modelo em pacotes, mostrando dependências entre eles.
  6. Diagrama de Estrutura Composta: Foca na estrutura interna de uma classe ou componente, mostrando a interação entre suas partes internas.

 

Diagramas Comportamentais

  1. Diagrama de Casos de Uso: Ilustra as funcionalidades do sistema do ponto de vista dos usuários.
  2. Diagrama de Atividades: Representa fluxos de trabalho e processos, mostrando a sequência de atividades e decisões.
  3. Diagrama de Estados: Mostra os estados de um objeto ao longo do tempo e as transições entre esses estados.
  4. Diagrama de Sequência: Detalha como as operações são realizadas e a interação entre objetos, em ordem sequencial.
  5. Diagrama de Comunicação: Similar ao diagrama de sequência, mas foca na organização dos objetos e suas mensagens.
  6. Diagrama de Interação Geral: Uma visão geral das interações dentro do sistema, combinando elementos de outros diagramas de interação.

 

Importância e Aplicação

A UML é amplamente utilizada por engenheiros de software para planejar e documentar sistemas de software. Ela ajuda a:

  • Clarificar requisitos e design do sistema.
  • Facilitar a comunicação entre membros da equipe e stakeholders.
  • Servir como uma documentação que guia o processo de desenvolvimento.
  • Permitir a análise e projeto orientados a objetos de forma padronizada.

Atualizado em: 29/03/2024 por Nelson H. Koshoji